Fernão Dias registra aumento de 71% nos tombamentos de veículos pesados em relação a 2023
06/08/2024
Segundo a Arteris, foram registradas 145 ocorrências envolvendo tombamento de caminhões e carretas entre janeiro e junho deste ano no trecho de São Paulo a Belo Horizonte. Levantamento aponta aumento de 71% em tombamento entre carretas e caminhões na região
A Arteris, concessionária responsável pela administração da Rodovia Fernão Dias, registrou aumento no número de tombamentos de veículos de grande porte. Conforme os dados, foram 145 ocorrências neste ano, um crescimento de 71% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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Os dados correspondem ao período de janeiro a junho. A via liga São Paulo a Belo Horizonte. Segundo Sérgio Augusto de Carvalho, diretor jurídico do Instituto Nacional de Projetos Para Trânsito e Segurança (Inprotran), podem existir diversas causas para esse crescimento significativo.
“As principais causas desse alto índice de sinistro atribuem-se subjetivamente à imprudência, negligência, imperícia, mas há as responsabilidades objetivas dos gestores de trânsito, que têm que promover o trânsito seguro, que é um direito de todos, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Então, esse conjunto de problemas com relação à gestão da via, a engenharia, a aplicabilidade correta dos princípios da sinalização de trânsito associado à imprudência, a negligência, a imperícia, logicamente, a gente chega nesse patamar de sinistro, que a gente sempre fala que nenhum sinistro é previsível, é natural”, explicou.
Carreta carregada com 30 toneladas de cimento tomba na Fernão Dias, em Pouso Alegre, MG
Reprodução / Redes sociais
O especialista comenta que a condição da rodovia é um fator determinante para o comportamento dos motoristas. Além do aumento nos tombamentos, a rodovia também registrou um crescimento de 21% nas batidas traseiras.
"A causa das colisões traseiras está ligada muitas das vezes à interrupção ou lentidão do tráfego e, logicamente, associada ao descuido do condutor, que muitas das vezes um descuido vem da fadiga e também da falta de respeito do condutor da distância de segurança do veículo da frente", observa.
O uso do celular ao volante é outro fator que agrava a situação nas rodovias. "Com relação ao celular realmente dispersa a atenção da pessoa, aumenta o tempo de reação e automaticamente é um fator altamente contributivo para os sinistros de trânsito", alerta Carvalho.
O que diz a Arteris Fernão Dias
"A Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381, esclarece que todos os trechos sob concessão possuem sinalização adequada em concordância com os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro e Poder Concedente. A imprudência e a falta de atenção dos motoristas são as principais causas de acidentes em todo o trecho, portanto, a concessionária reforça ao longo de todos os anos a conscientização dos usuários com campanhas educativas, como a orientação sobre o uso do cinto de segurança, manutenção preventiva e medidas de prevenção de sonolência e desatenção. Os investimentos e o trabalho desenvolvidos pela concessionária ajudaram a salvar vidas: houve redução de 52% das fatalidades na BR-381, entre 2010 e 2020, resultado que alcançou a meta da ONU para um trânsito mais seguro na última década".
O que diz a ANTT
"A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está ciente dos desafios enfrentados na Fernão Dias e tem mantido diálogo com a concessionária para viabilizar as intervenções contratuais necessárias. A ANTT também realiza supervisões regulares na rodovia, analisando os parâmetros de desempenho estabelecidos no programa de exploração da rodovia (per) e no contrato de concessão.
As inspeções visam avaliar o estado da estrada e solicitar correções quando necessário. A agência também incentiva os usuários a reportarem problemas através dos canais da ouvidoria, como o telefone 166 ou o portal da agência, para colaborar na fiscalização e nas ações junto às concessionárias.
Quanto aos acidentes, a agência monitora diariamente as ocorrências e trabalha ativamente em soluções para melhorar a segurança viária. Atualmente, está em análise minuta do quarto termo aditivo ao contrato com a empresa, que tem como um dos objetivos a ampliação do número de controladores de velocidade previstos no per da rodovia. A ideia é reduzir acidentes e melhorar o fluxo de trânsito".
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